segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

PRATA OU ARGENTO



DO LATIM = ARGENTUM 



Símbolo químico: Ag

Muito bem classificada no mundo, a prata não é tão preciosa como o ouro por não ser tão rara. Mas é a segunda colocada no quesito valor (moedas de prata), premiações (medalhas de prata), e na arte da joalheria e da feitura de objectos e utensílios.

Subproduto da mineração de chumbo é ela que mais conduz corrente eléctrica (até mais do que o cobre), e é encontrada na natureza, em minas principalmente, na forma de pepitas ou grãos. Por ser muito maleável, para ser usada na joalheria precisa estar associada a outros metais ou receber uma camada de ouro, depois de polida ganha uma cor branca prateada e extremamente brilhante.

Principais jazidas

América do Sul, Estados Unidos, Austrália, Noruega, Federação Russa, México (talvez o maior produtor individual).

Assim como o ouro, suas denominações vêm da relação entre as quantidades de prata pura e outros metais.

Prata 999 = 99,9% de prata + 0,1% de outro metal. É a prata em seu estado mais puro. Até o surgimento da técnica Metal Clay, uma pasta de prata desse teor não era usada na joalheria.

Prata 950 = 95% de prata legítima + 5% geralmente de cobre.

Prata 925 = 92,5% de prata + 7,5% de metal para liga. É conhecida como prata de lei e sua composição é mais adequada à joalharia.

Prata 90 ou 900 = 90% de prata + 10% de liga. É a prata de menor valor e mais usada para dar banho em outros metais.

Prata 800 = 80% de prata pura + 20% de liga. É muito comum no México. Os problemas são as manchas, o tom levemente amarelado e falta de brilho.

Prata 100 ou 10 = 58,4% de prata + 41,5%. Prata de menor qualidade.

Prata de lei Foi Dom Afonso II, rei de Portugal, temendo a falsificação e alteração da mistura da prata, quem determinou o critério que levava o fraudador a receber sérias punições. Hoje o termo é usado para a prata de menor qualidade, com composições inferiores a 925.

Não se engane

Alguns objetos e joias prateados, vindos do Oriente, recebem banho de prata e uma camada de verniz para não oxidarem. Eles perdem o brilho rapidamente quando usados todos os dias.

0 comentários:

Enviar um comentário