Bordados


Ponto de Alinhavo


Passe a agulha por cima e por baixo do tecido, fazendo os pontos no direito do mesmo comprimento. Os pontos do avesso devem ser também do mesmo tamanho, porém metade do tamanho, ou menor que os pontos do direito.

Ponto Atrás



Puxe a agulha na linha do desenho e então faça um ponto para trás através do tecido. Puxe a agulha novamente um pouco à frente do primeiro ponto, faça outro ponto para trás. Introduzindo a agulha no mesmo lugar de onde saiu no último ponto

Ponto Cheio


Borde como se fossem Pontos Retos feitos bem unidos de lado a lado de um desenho, conforme mostrado no diagrama. Se preferir faça primeiro um enchimento de Ponto de Alinhava ou de Ponto Cadeia por baixo. Isto dá um efeito de relevo.
É necessário que a beirada fique perfeita. Não faça os pontos muito longos, para que não sejam puxados para fora de lugar.

Ponto Matiz

Este ponto que tem forma do Ponto Cheio é frequentemente usado para encher um desenho considerado muito grande ou muito irregular para ser coberto com Ponto Cheio. É também usado para dar o efeito sombreado. Na primeira carreira, os pontos são alternadamente longos e curtos e bem unidos para seguir o contorno do desenho. Os pontos das carreiras seguinte são feitos de maneira a dar ao trabalho uma superfície uniforme e macia. O diagrama mostra como o efeito da matiz e sombra pode ser conseguido

Ponto de Folha


Este ponto é útil para cobertura de desenhos pequenos. Puxe a agulha em A e faça um pontinho reto ao longo da linha central do desenho. Puxe a agulha novamente em B e faça um ponto inclinado até a linha central na base do primeiro ponto. Puxe a agulha em C e faça um outro ponto inclinado transpassando o ponto anterior. Continue a trabalhar alternadamente em cada lado até cobrir todo o desenho.

Cordonê


Puxe os fios soltos em A e prenda-os com o polegar esquerdo, e então, puxe a agulha com a linha em A e faça pequenos Pontos Cheios bem unidos sobre fios soltos, seguindo a linha do desenho. Para arrematar, passe os fios soltos para o avesso do tecido. Este ponto parece um cordão fino e é muito útil para bordar hastes e contornos delicados.

Ponto Reto


Este ponto é mostrado como pontos individuais espaçados feitos de modo regular e irregular. Algumas vezes os pontos são de tamanho variado. Os pontos não devem ser feitos nem muito longos nem muito frouxos. O ponto pode também ser feito em tecidos de fios iguais.

Ponto Cruz


Fig. A - Puxe a agulha na linha inferior direita da cruz e introduza-a no alto da mesma linha, fazendo um ponto através do tecido para a linha inferior esquerda. Continue até o fim da carreira desta maneira. Fig. B - Complete a outra metade da cruz. É importante que a metade superior de cada ponto caia sempre na mesma direção.


Ponto Pé de Galinha


Este ponto consiste de três Pontos Retos de tamanho igual, partindo do mesmo lugar central - A. Puxe a agulha em A e faça um ponto Reto até B. Puxe a agulha novamente em A e faça outro Ponto Reto até C. Repita novamente em D e puxe a agulha em E para começar os seguintes três pontos. O ponto Central segue a linha do desenho. O ponto pode também ser trabalhado em tecido para bordado sobre fios contáveis.

Ponto Russo


Puxe a agulha na linha inferior à esquerda e introduza-a na linha superior um pouco à direita, fazendo um pontinho para a esquerda com a linha abaixo da agulha. A seguir introduza a agulha na linha inferior um pouco à direita e faça um pontinho para a esquerda com a linha acima da agulha. Estes dois movimentos são repetidamente até o fim. Para melhor efeito, o tecido apanhado pela agulha e os espaços entre os pontos devem ser sempre de igual tamanho. Este ponto pode ser enlaçado com linha da mesma cor ou de cor diferente. Use uma agulha de ponta redonda para o enlaçado e não apanhe tecido algum. O Ponto Russo pode também ser trabalhado em tecido para o bordado sobre os fios contáveis.

Ponto de Folhinhas


Trabalhando entre duas linhas paralelas, puxe a agulha em A e faça um Ponto de Cadeia inclinado, prendendo o ponto em B. Faça um outro Ponto Cadeia inclinado a partir da direita em C, prendendo-o em D.
Os pontos que prendem as laçadas devem formar um padrão em ziguezague regular.

Ponto de Margarida


Faça este ponto com o Ponto de Cadeia (A), mas prenda cada laçada com um pontinho (B). Este ponto pode ser feito individualmente ou em grupos para formar pétalas da flor.

Ponto de Cadeia


Puxe a agulha no alto da linha e mantenha-a presa com o polegar esquerdo. Introduza a agulha no mesmo lugar de onde saiu à última vez e puxe-a a uma curta distância, mantendo o fio por baixo da ponta da agulha.

Nozinhos Franceses


Puxe a agulha no lugar onde será feito o ponto, mantenha a linha presa com o polegar esquerdo e enrole a linha duas vezes na agulha com em A. Ainda mantendo a linha presa firmemente, gire a agulha para trás ao ponto de partida e introduza-a bem junto ao lugar de onde saiu à linha (veja a seta). Passe a agulha para o avesso do tecido e arremate no caso de um nozinho só, ou passe para o lugar onde será feito o ponto seguinte, como em B.

0 comentários:

Enviar um comentário