Rendas & Crochet

Iniciar o Crochet - Materiais e Instruções Básicas

Os pontos de crochet são baseados em quatro pontos principais. Cada um deles é simples e muito fácil de aprender. No mundo todo, mulheres e crianças estão crochetando por prazer, lazer e meio de obter lucros.

Os dedos aprendem logo o ritmo, de modo que uma pessoa pode crochetar e conversar ao mesmo tempo. O crochê poderá se tornar interessante para toda a vida, ocupando um tempo vago e dando satisfação em uma hora de lazer.

Agulha de crochet

Somente dois objetos são necessários para começar o crochet - uma agulha e um novelo de linha. As agulhas de crochet são feitas em alumínio ou aço e vêm numa variedade de milímetros, ou pela identificação de números. A foto desta página é um guia para as grossuras das de tamanho. As grossuras são definidas pelo diâmetro da agulha em agulhas fornecidas na marca. Os esquemas de crochet recomendam sempre qual a grossura da agulha a ser empregada - agulhas finas para linhas finas, agulhas mais grossas para linhas mais grossas.




Abreviaturas

As abreviaturas são usadas para os pontos de crochet e alguns procedimentos:
  • corr - correntinha
  • pb - ponto baixo
  • mpa - meio ponto alto
  • pa - ponto alto
  •  sp - espaço
  •  pt - ponto
  • pbx - ponto baixíssimo
  • rep - repita
  •  ult - último
  • seg - seguinte.


Iniciar

Antes devemos saber como segurar a agulha e manusear o fio. Em crochet ambas as mãos são usadas, com a direita - ou a mão com que se trabalha - fazendo a maior parte do trabalho. A outra mão segura o fio e controla a tensão do ponto.


Segurar a agulha - A agulha pode ser presa por baixo da mão como mostra a foto A, ou nos dedos, como mostra a foto B. Experimente ambos os modos para descobrir que método é mais confortável para você. Note que nas fotos o gancho fica virado para baixo.


Segurar o fio - A mão esquerda (ou a direita) controla o deslizar do fio do novelo e os dedos mantêm a tensão. Observe a foto C e enrole o fio ao redor e entre seus dedos conforme a foto, ao redor do 5º dedo, entre o 4º e o 3º, e por cima do indicador. Nós sugerimos que você segure o trabalho entre seu polegar e o indicador e regule a tensão do fio com o dedo médio.



 
Canhotos - Pessoas canhotas usam algumas vezes a agulha de crochet na sua mão direita, particularmente se estão acostumadas a usar facas ou garfos naquela mão. Se você usar a sua mão esquerda como a mão com que trabalha normalmente, poderá seguir as instruções e as imagens, encostando este livrete junto a um espelho


Fazer um Nó Corrediço

Para começar o crochet você precisa de um nó corrediço na agulha. O fio é usado direto do novelo.

Fig 1 - Cruze a ponta do fio fazendo uma laçada, com o fio do novelo por cima, introduza a agulha e apanhe a parte comprida do fio.



Fig 2 - Puxe o fio através da alça para formar uma laçada.



Correntinha




Este é o ponto de base do crochet. Com o fio e a agulha na posição mostrada, passe a agulha por baixo do fio preso na mão esquerda e apanhe o fio com a agulha e apanhe o fio através da alça na agulha; repita este procedimento até conseguir uma correntinha do comprimento desejado.

Ponto Baixissimo - pbx




Introduza a agulha no ponto à esquerda da agulha, apanhe o fio e puxe-o através do ponto e da alça na agulha.

Ponto Baixo - pb



Introduza a agulha no 2º ponto à esquerda da agulha, apanhe o fio com a agulha e puxe através do ponto (2 alças na agulha), laçada e puxe através de 2 alças na agulha (1 alça permanece na agulha). Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Meio Ponto Alto - mpa



Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, introduza a agulha no 3º ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (3 alças na agulha), laçada e puxe através de todas as alças na agulha (1 alça permanece na agulha). Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Ponto Alto - pa




Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, introduza a agulha no 4º ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (3 alças na agulha), laçada e puxe através de 2 alças na agulha, laçada e puxe através das 2 alças restantes (1 alça permanece na agulha). Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Ponto Alto Duplo - pad


Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda, duas vezes, introduza a agulha no 5o ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (4 alças na agulha), laçada e puxe através de 2 alças na agulha, laçada e puxe através de outras 2 alças na agulha, laçada e puxe através das 2 alças restantes (1 permanece na agulha). Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Ponto Alto Triplo - pat

 

Passe a agulha por baixo do fio da mão esquerda 3 vezes, introduza a agulha no 6o ponto à esquerda da agulha, laçada e puxe através do ponto (5 alças na agulha), laçada e puxe através de 2 alças na agulha 3 vezes (1 alça permance na agulha). Continue a trabalhar em cada ponto à esquerda da agulha.

Picô





Faça uma correntinha de 3,4 ou 5 pontos de acordo com o comprimento desejado do picô e então una a correntinha para formar um anel, fazendo 1 ponto baixo na 1o correntinha.

Ponto Segredo



Puxe uma laçada na agulha de 1/2 cm, laçada e puxe através da alça na agulha. Introduza a agulha entre a laçada e a linha simples desta correntinha e faça um ponto baixo. Faça outro nó da mesma maneira = 1 ponto segredo feito), pule 4 pontos, 1 ponto baixo no ponto seguinte. Repita do começo até o fim da carreira. Faça 1 1/2 pontos segredo para voltar, 1 ponto baixo sobre a laçada dupla à direita do 1o nó central da carreira anterior, 1 ponto baixo sobre a laçada dupla à esquerda do mesmo nó. 1 ponto segredo. Repita até o fim da carreira.

Crochet Circular - O emprego do ponto baixíssimo (pbx)



Os pontos são trabalhados em um anel central. Para trabalhar as voltas e fazer o crochet circular, você precisa usar um ponto baixíssimo (chamado daqui em diante de pbx). Este ponto não dá altura ao seu trabalho ou muda a aparência do modelo. Ele possibilita você a unir as peças ou pontos juntos quase que invisivelmente, e é algumas vezes usado para levar o fio para um outro lugar diferente a fim de começar a carreira ou volta nesse lugar. Ele é o mais fácil dos pontos de crochet.

Comece com 8 corr. Mantendo a laç na ag uma com 1 pbx como segue:
Fig 1 - Apanhe a outra extremidade da corr recém-feita, introduza a ag na 1ª destas corr e puxe uma laç através do ponto e da alç na ag - 1 pbx feito.


Agora você pode começar a Primeira Volta.
Fig 2 - Faça 3 corr (isto leva a sua ag para a altura correta para fazer os pontos altos). Faça 15 pa no anel.


Fig 3 - Faça 1 pbx como antes na 3ª corr no começo da volta para fazer uma união.




Emendar outro fio

Esta técnica é usada para emendar fio de um novo novelo ou quando é necessário emendar outra cor no modelo.

Fig 4 - Deixe as ult 2 alças do ponto final na ag, solte o fio velho e apanhe o fio novo.


Fig 5 - Puxe o fio novo através das 2 alças na ag.


Continue a trabalhar com o fio novo.

Deixe cerca de 5 cm de cada ponta dos fios e costure estas pontas ao avesso do trabalho quando este estiver pronto.


0 comentários:

Enviar um comentário