terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O que é ser DESIGNER?


Hoje em dia, ouve-se falar muito na palavra DESIGN, parece que virou uma febre, pois todo mundo quer ser DESIGNER de alguma coisa! É um tipo de Status profissional. Devido a este motivo resolví procurar a definição correta no pai dos burros (Google), e confirmei o que já desconfiava, não existe definição exacta pois é algo subjectivo, pode vir da extravagância ou da simplicidade, do excesso ou de um pequeno detalhe. É praticamente uma sensação, que de tão subtil, muitas vezes não conseguimos perceber num primeiro momento, mas está lá e normalmente é o que interfere na nossa escolha durante uma compra. Pode ser visual (cores, tamanhos e formatos) ou táctil (conforto, texturas). Mas nas definições mais interessantes que encontrei existe um concenso, trata-se de algo ligado ao talento criativo. O Designer, seja lá de que área for, é o profissional especializado e cuja criatividade e talento estão acima da média. 

Não me importo com títulos, mas em determinados momentos gosto de fazer algumas experiências com as pessoas e, às vezes, apresento-me como Artesão, em outras ocasiões como Ourives e também como Designer de Jóias. Chega a ser engraçado a reação das pessoas, independentemente de sua posição social e financeira, elas não conseguem controlar suas reações. Quando digo que sou Artesão, percebo uma certa indiferença e até de descaso, ao me apresentar como Ourives sinto um ar de respeito e como Designer de Jóias estendem-me o tapete vermelho quase parece que estou na gala dos Oscares, só falta ter uma actriz famosa como acompanhante.


Então é isto, se quer conhecido, não negligencie o Design e se quer ser respeitado e admirado, nunca use o termo Artesão ao apresentar-se, pois parece que não é digno ter esse estatuto, esta é a minha opinião.

0 comentários:

Enviar um comentário