Ourivesaria


História da Prata


 
A prata é conhecida pelo homem desde a Pré-História, estimando-se que a sua descoberta fez-se pouco depois da do ouro e do cobre.


Os Egípcios consideravam o ouro como o metal perfeito, atribuindo-lhe o símbolo de um círculo, enquanto a prata era tida como a mais próxima do ouro em perfeição, pelo que lhe foi atribuído o símbolo de um semicírculo. Este semicírculo terá dado origem, mais tarde, a uma lua crescente, provavelmente devido à semelhança entre o brilho do metal e o da lua.
Os Romanos chamavam a prata de argentum, mantendo-se este como nome internacional do elemento, de onde deriva o seu símbolo químico.
Tal como o ouro, a prata era considerada pelos Antigos um metal quase sagrado e por conseguinte, de uso extremamente restrito. A sua maleabilidade e ductilidade tornam-na ideal para fins decorativos.
Era também usada no pagamento de dívidas, na decoração pessoal ou na decoração de locais religiosos e em utensílios nas casas das classes mais abastadas.

Características da Prata

A maior parte da prata é um subproduto do chumbo e está frequentemente associada ao cobre, de todos os metais, a prata é o que melhor conduz a corrente elétrica superando o cobre e o ouro.A prata normalmente de forma compacta como pepitas ou grãos, embora possa também ser encontrada em agregados fibrosos.

 Quando polida, a prata possui uma cor branco-prata e característica brilhante (brilho metálico). A prata é estável em ar puro e água, mas adquire uma película de oxidação quando exposta ao ozono. Por causa disso e porque a prata é muito maleável para ser usada em Ourivesaria  na sua forma pura, é frequentemente ligada a outros metais muitas vezes usa-se com uma camada de cobertura de ouro.
 A prata não é tóxica, mas no entanto, a maior parte dos seus sais são venenosos devido à presença de aniões. Estes compostos são absorvidos pelo corpo e permanecem no sangue até se depositarem nas membranas mucosas, formando uma película acinzentada. A intoxicação por prata chama-se argiria, mas são casos raros.
 Há contudo, outros compostos de prata, como o nitrato, que têm um efeito anti-séptico, algumas vezes são usadas soluções de nitrato de prata para o tratamento de irritações de membranas mucosas da boca e garganta.

Aplicações da Prata    
                  
O composto inorgânico de prata mais importante é, sem dúvida, o nitrato, pois é utilizado em quase todos os processos de obtenção dos outros compostos. O nitrato de prata encontra vasta aplicação em fotografia, xerografia, electrodeposição química, em componentes de baterias e pilhas, na Medicina e como catalisador.
 O cloreto de prata é outro importante composto, devido à sua ductilidade e maleabilidade. Os compostos orgânicos do elemento usam-se no revestimento de diversos metais e de barras de dinamite ou outros explosivos.
A mais importante liga deste elemento é a prata-cobre, tradicionalmente produzida para o fabrico de moedas. Actualmente esta liga foi substituída por outra, menos dispendiosa, de cobre-níquel. Existem outras ligas de prata usadas no fabrico de radiadores para a indústria automóvel, e na produção de instrumentos musicais.
 A indústria química utiliza a prata metálica como catalisador de diversas reacções, como a oxidação do etanol e de outros tipos de álcool.
 A indústria petrolífera também utiliza o nitrato de prata como catalisador. Durante muitos anos, os espelhos eram feitos por deposição de uma pequena película de prata sobre uma superfície de vidro, actualmente utiliza-se alumínio para este fim.

Prata 925 0/000

Prata 925 quer dizer que a cada 1000 partes de metal, 925 são de prata e as outras 75 pertencem a outros metais, normalmente Cobre. Este conceito foi criado pelo Dom Afonso II para punir severamente quem alterasse a mistura

.





História da Ouro

 O ouro teve um grande impacto sobre a humanidade. Causou a queda de nações, catapultou-nos para a idade dos descobrimentos, fez de alguns homens ricos e outros pobres. É algo que todos nós valorizamos e que todos nós queremos. Por vezes tem uma história sangrenta, e como Led Zeppelin disse uma vez,” nem tudo que reluz é ouro”. O ouro é incrível, belo e valioso, mas é também algo que tem ajudado a conduzir a nossa civilização em várias direcções.




 
 Os arqueólogos dataram artefactos de ouro que remontam os 4.000 a.c. na região dos Balcãs, mas a maioria das estimativas de quando o ouro começou a ser usado por artesãos aponta que seja bastante mais tarde quase mil anos depois. Vários objectos, como ânforas e adagas, foram encontrados na Europa Central, datados de 3000 a.c.
 Os antigos egípcios eram apaixonados pelo ouro, as margens do Nilo eram uma fonte bastante abundante de ouro. Tushratta rei de Mitanni disse que o ouro era mais abundante do que detritos no Egito. Foi no Egipto, onde a exploração e produção de ouro começou. O mapa mais antigo do mundo revela o plano para uma mina de ouro, prova bem o poder do ouro teve na nossa civilização nos últimos milhares de anos.
 O ouro foi mencionado dentro da Bíblia várias vezes, inclusive no Livro das Revelações, onde a Nova Jerusalém é descrita como uma cidade onde as ruas são feitas de ouro puro. Ouro começou a aparecer em artigos decorativos pelo século VI a.c. e V especialmente na China, onde uma moeda de ouro foi emitida.
Enquanto os egípcios podem ter sido os primeiros a explorar as minas de ouro, os romanos foram os que realmente transformaram o processo num método de produção em massa. Utilizando métodos de mineração hidráulica na Espanha a partir de 25 a.c. em diante e na Roménia a partir de 150 a.d. em diante, os romanos extraíram vastas quantidades de ouro. Uma das maiores minas que os romanos tinham estava em Las Medulas na Espanha, onde sete aquedutos de água alimentados dentro da mina ajudavam os romanos a chegar ao ouro.
 Mais de 1.000 anos depois, a exploração europeia das Américas era alimentada pela busca de ouro. O ouro era muito comum na América do Sul e Central, tanto assim que o ouro azteca era chamado de “excrementos dos deuses” pois na cultura deles este era um produto dos deuses. Infelizmente, a grande quantidade de ouro e os presentes de ouro para os conquistadores espanhóis apenas alimentaram o seu apetite ainda mais. O ouro foi uma grande razão pela qual o Império Azteca caiu e se não fosse o ouro, a história do mundo podia ter sido muito diferente.
 No século XIX, a corrida ao ouro ajudou a criar algumas das cidades mais famosas do mundo.
 Hoje em dia, enquanto os metais de platina são geralmente mais valiosos que o ouro, ainda é amplamente considerado como o mais desejável dos metais preciosos. Durante séculos foi o padrão de moedas em todo o mundo e até hoje é o símbolo da realeza, pureza e prestígio.
 Hoje, o ouro é extraído em uma escala incrível e 75% de todo o ouro já produzido foi extraído nos últimos 100 anos. O ouro é tão valioso que a maior parte do ouro extraído ao longo da história ainda está em uso, sendo simplesmente reutilizado em diferentes formas e produtos por gerações subsequentes.

Características principais

É um metal de transição brilhante, amarelo, denso, maleável, dúctil que não reage com a maioria dos produtos químicos, mas é sensível ao cloro e ao bromo. À temperatura ambiente, apresenta-se no estado sólido. Este metal encontra-se normalmente em estado puro e em forma de pepitas e depósitos aluvionais e é um dos metais tradicionalmente usados para cunhar moeda. É tão dúctil e maleável que, com apenas uma grama de ouro, é possível obter um fio de 3 km de extensão e 0,005 milímetros de diâmetro, ou uma lâmina quadrada de 70 centímetros de largura e espessura de 0,001 miímetros
O ouro puro é demasiadamente mole para ser utilizado. Por essa razão, geralmente é endurecido formando liga metálica com prata e cobre. O ouro e as suas diversas ligas metálicas são muito empregados em Ourivesarias, fabricação de moedas e como padrão monetário em muitos países. Devido à sua boa condutividade elétrica, resistência à corrosão e uma boa combinação de propriedades físicas e químicas, apresenta diversas aplicações industriais.

Aplicações do Ouro

 O ouro exerce funções críticas em computadores, comunicações, naves espaciais, motores de reação na aviação, e em diversos outros produtos.
 A sua elevada condutividade elétrica e resistência à oxidação têm permitido um amplo uso em eletrodeposição, ou seja, cobrir com uma camada de ouro por meio eletrolítico as superfícies de conexões elétricas, para assegurar uma conexão de baixa resistência elétrica e livre do ataque químico do meio. O mesmo processo pode ser utilizado para a douragem de peças, aumentando a sua beleza e valor.
Como a prata, o ouro pode formar amálgamas com o mercúrio que, algumas vezes, é empregado em aplicações dentárias.
O ouro coloidal (nano-partículas de ouro) é uma solução intensamente colorida que está sendo pesquisada para fins médicos e biológicos. Esta forma coloidal também é empregada para criar pinturas douradas em cerâmicas.
É empregado para o recobrimento de materiais biológicos, permitindo a visualização através do microscópio eletrônico.
Utilizado como cobertura protetora em muitos satélites porque é um bom refletor de luz infravermelha.

CLASSIFICAÇÃO 

 A quantidade de ouro contida numa liga é determinada de duas maneiras: em quilate (karat), simbolizado pela letra K e em milésimos. A classificação máxima é ouro 24K e ouro 1000, respectivamente. A classificação em milésimos é a mais prática e precisa, pois divide a liga em mil partes. Nas barras de ouro puro é comum ver carimbado em sua superfície além do nome da empresa que fundiu o metal, o número 999,9 e não 1000, isso deve-se ao fato de que até mesmo uma partícula de poeira é considerado um contaminante. Na ourivesaria o ouro puro também é chamado de ouro fino ou ouro mil.



Quais são os tipos de ouro? 

K (quilate): peso equivalente a 200 mg.
  • ·         24 k: é ouro puro.
  • ·         19,2k (ouro Português) 80% de ouro puro, misturado com uma liga constituida por prata e cobre.
  • ·         18 k: possui 75% de ouro misturado a outro metal.
  • ·         14 k: formado de 58,3% de ouro puro misturado a outro metal.

Por que o ouro pode ter diferentes cores? 
  • ·         Amarelo: é o ouro mais popular, em sua liga há cobre e prata.
  • ·         Rosa: é feito a partir de uma liga que leva cobre.
  • ·         Verde: é constituído de mistura de prata, cobre e zinco.
  • ·         Branco: é formado de uma liga de cobre e níquel ou paládio e zinco

0 comentários:

Enviar um comentário