sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Piercings corporais, body piercing





Designa-se por Piercings corporais ou Body piercing,  a prática de perfurar ou cortar uma parte do corpo humano, criando uma orifício, onde é aplicada uma jóia. Os piercings corporais ou body piercing, referir-se simplesmente à abertura criada no corpo por este  acto ou prática de piercings corporais ou body piercing para adorno.

Os piercings corporais são uma prática comum desde os tempos mais antigos

Embora a história do piercing não seja muito clara pela falta de registos e estudos históricos de referência acadêmica e desinformação popular, no entanto existe uma grande evidência de registos e documentários que referem que os piercings corporais, são  uma pratica realizada de várias formas por ambos os sexos desde os tempos antigos em todo o mundo.

Os piercings corporais podem ter consequências negativas para a saúde dos utilizadores deste tipo de adorno

Os piercings corporais (body piercing) têm consequências que devem ser conhecidas pelas pessoas que tencionam fazer perfurações no seu corpo. As consequências podem ser de diversas ordens e mesmo que não surjam infecções pela perfuração, podem surgir outras consequências relevantes visto que o corpo tem distribuído meridianos energéticos que podem ser afectados com os piercings corporais (body piercing).
Podem não se manifestar tão obviamente numa primeira fase, mas podem ter consequências graves com o passar do tempo e nunca se chegar a perceber que tem origem na realização das perfurações corporais.

Os piercings corporais, (body piercing) podem originar graves Desequilíbrios da circulação energética no corpo humano

A medicina tradicional chinesa não incentiva ao uso de piercings corporais (body piercing) e explica com sabedoria que  ”Podem causar desequilíbrio da circulação energética, visto que são colocados em pontos representantes da circulação energética extremamente importantes para o equilíbrio físico, emocional e mental do ser humano. Estes pontos são utilizados na prática de acupunctura”.

O metal e os piercings funcionam como impulsos de estímulos eléctricos ao sistema nervoso

De uma forma metafórica, a circulação energética pode ser comparada à circulação eléctrica, e o metal do piercing , como todo metal, é condutor de electricidade.  O piercing corporal (body piercing), ao serem colocados em regiões sensíveis, o sistema nervoso reconhece-os como estímulos eléctricos, tal como acontece na acupunctura. E torna tudo isto num problema, é que os piercings corporais (body piercing) permanecem no local a transmitir um estímulo constante ao cérebro que activa determinadas funções e desregula a mente provocando desequilíbrios na área representada por esse mesmo centro energético.
Todas estes estímulos activados pelo uso de piercings corporais, (body piercing) podem comprometer gravemente o equilíbrio do organismo, de acordo com a função do ponto que está a ser estimulado pelos piercings corporais. Damos o exemplo dos piercings no umbigo que pode causar retenção de líquidos e alteração intestinal. Já os piercings da hélice da orelha estão relacionados a urticária e dores nos braços.

Tipos de Piercings corporais, body piercing e tempo de cicatrização 
  •  Piercings no Lábio – 2 a 6 semanas
  •  Piercings na Língua – 4 a 6 semanas 
  •  Piercings na Bochecha – 2 a 3 meses
  •  Piercings na Sobrancelha – 6 a 8 meses
  • Piercings no Tragus (orelha) – 2 a 12 meses
  • Piercings na Sobrancelha, Septo – 6 a 8 meses
  • Piercings na Cartilagem da orelha – 1 ano
  • Piercings na Aba do nariz – 2 meses a 1 ano
  • Piercings no Umbigo – 3 meses a 1 ano
  • Piercings no Mamilo – 4 meses a 1 ano 
  • Piercings no Lábio interno, Clitóris – 4 a 8 semanas
  • Piercings no Lábio externo, Períneo – 2 a 6 meses
  • Piercings no Pénis - 8 semanas
  • Piercings na Nuca – 6 a 8 meses
  • Piercings na Cartilagem da Orelha e Nariz – 3 meses a 1 ano
  • Piercings no Braço/pulso- 1 a 2 meses
Estes são os tipos de piercings corporais (body piercing) mais comuns, no entanto há quem seja mais ousado e faça piercings corporais em zonas corporais mais ousadas, onde comunamente não são realizados piercings.
Seja na medicina ocidental, seja na medicina tradicional chinesa, ambas desaconselham o uso de piercings corporais. De acordo com estudos sobre a fisionomia humana concluiu-se que não existem quaisquer partes do corpo que sejam 100% isentos de efeitos colaterais, aquando da perfuração do corpo.
De uma forma geral, todos estão sujeitos a infecções, no entanto as partes do corpo de maior risco são os piercings na hélice de orelha, piercings na asa de nariz, piercings na língua e piercings nos genitais. Os especialistas são unânimes: não se devem colocar piercings corporais nestes pontos específicos; o possível risco não compensa o benefício estéctico que se pensa ter este tipo de adornos.

0 comentários:

Enviar um comentário