terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como limpar Prata, Ouro e demais Jóias





As vezes, por falta de conhecimento, nossas jóias não recebem os devidos cuidados. E aí surgem as dúvidas: como limpar prata, ouro e demais jóias? Eis alguns cuidados e dicas para manter sua preciosidade impecável:




  1. Não usá-las durante execução de trabalho doméstico ou jardim;
  2. Não usar pérolas ou certos tipos de gemas na praia, ou em local onde elas sejam expostas ao contacto com bronzeadores, loções, areia, etc.;
  3. Não aplicar cremes sobre as jóias.

Como limpar Prata e Ouro:

O mais comum é manter a rotina da limpeza com uma flanela e, num conceito profissional, banhos de imersão de acordo com o metal, ouro ou prata. Peças em ouro com brilhantes podem ser limpas em banho; peças com outras gemas também, mas há certas gemas como a esmeralda, que não podem ser limpas com procedimentos domésticos.
Pérolas podem ser lavadas somente com água ou banho de imersão específico. Elas requerem manutenção anual, para serem remontadas e limpas por um profissional. Com estes cuidados, a pérola, que é uma gema orgânica, terá sua vida prolongada.

Cuidados e conservação:
A melhor embalagem para guardar jóias é individual, normalmente aquela na qual ela veio. Agrupar peças pode acarretar em:
  1. Quebras – no contacto de uma peça com a outra
  2. Riscos – o atrito de colares, por exemplo, pode induzir a riscos em pérolas e até mesmo em outras pedras
  3. Oxidação – peças de prata junto com outros metais escurecem mais rápido e perdem o brilho, por força do atrito
 


Mesmo em porta-jóias é possível conservar devidamente mas, para tanto, as peças devem estar acondicionadas em saquinhos de tecido (flanela, principalmente), ou separadas em plásticos.
É importante evitar guardar as jóias descuidadamente (como por exemplo: colocar no porta-luvas do carro, ou em bolsos) pois há sempre atrito, o que pode estragar definitivamente uma peça. Há inúmeros casos de jóias que perderam a gema (pedra) por terem sido guardadas em bolsos junto com moedas, chaves e outros pequenos objectos.
Jóias e perfumes, produtos de limpeza e higiene pessoal não combinam. Portanto, não se deve tentar limpar ouro, prata e gemas com pasta dental, coca-cola, chás, álcool ou limpadores residenciais (por mais que se diga que funciona, o risco é grande e caro!), e o contacto de perfumes com ouro e prata pode gerar manchas que exigirão polimento forte (o que removerá parte do metal).


0 comentários:

Enviar um comentário