quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Alianças de Casamento e o Real Significado (Parte 2)



 Nos dias de hoje, o uso de alianças de casamento é bem aceite socialmente e tido como algo comum. Muitas vezes há uma grande preocupação estética relativamente às alianças de casamento, querem-se belas jóias que representem a integridade e amor, mas o seu real significado é mais profundo do que uma simples jóia.  As alianças de casamento são usadas sem que haja o real conhecimento do significado por trás das belíssimas jóias, o sentido para além do ouro e suas propriedades naturais e também das simples ligas de ouro.

As alianças de casamento e anéis de noivado são  jóias muito especiais que marcam datas e acontecimentos muito especiais, na verdade são muito mais do que isso.

As alianças de casamento são os símbolos de muito significado, emoções e promessas, tais como:

  • Amor
  • Compromisso
  • Fidelidade
  • Eternidade
  • Honra


Afinal que razões tão especiais tornaram as alianças de casamento tão importantes, populares e sentimentais?

A história das alianças de casamento

Estes Peças de joalharia têm uma história que abrangem vários séculos e que envolve vários pontos do planeta . A seguir, está uma breve história da aliança de casamento e do anel de noivado, conforme relatado de país para país.

Origem das Alianças de casamento no Egipto

A Aliança de Casamento, pensa-se ter origem no Antigo Egipto, onde se diz que as secções de plantas foram a origem da formação de círculos, usados para representar o interminável e amor imortal. Pensava-se que o quarto dedo (o que hoje conhecemos como o dedo anelar) continha uma veia especial com ligação directa ao coração e por esta razão tornou-se o dedo oficial para usar a aliança de casamento.

Alianças de casamento nos Romanos

Os romanos também tem a mesma crença relativamente  à existência de uma veia especial com ligação directa ao coração, no dedo anelar, tal como os Egípcios. Mas em vez de se oferecer as “faixas” de casamento como aliança e como um símbolo do amor, concediam esses simbolos como um símbolo de propriedade e de posse. Os homens Romanos encaravam a mulher como propriedade e a doação de um anel representava esse poder de propriedade sobre a mulher.

Alianças de casamento nos Asiáticos / Árabes

Os Anéis Puzzle eram um tipo complexo de jóias que eram populares na Ásia, e estas jóias tinham um modo encantador de se  desmontar e voltar a montar – Caso se soubesse como o fazer, claro. Os homens ricos e poderosos do Médio Oriente começaram a usar esses anéis como alianças de casamento, que ofereciam a suas esposas, que muitas vezes eram obrigadas a usar um anel de quebra-cabeça quando seu marido estava ausente. O marido saberia se  sua esposa tinha sido desleal, retirando o anel enquanto ele estava fora, porque o anel foi concebido para se desmontar após a sua remoção e só poderia ser”montado” novamente se a pessoa tivesse a habilidade e conhecimento necessários para encaixar as peças do puzzle.

Alianças de casamento na Europa

Há vários séculos atrás, os europeus tornaram-se utilizadores do que se denominaria de alianças de casamento, mas foi chamado de um “anel de poesia”. Esta aliança era oferecida a um ente querido, como forma de promessa e fidelidade, significando o amor. O “anel de poesia”  era oferecido como símbolo de uma promessa de união eterna, assim como as alianças de casamento hoje são oferecidos como uma promessa de casamento eterno.

Alianças de casamento na América

Durante a época colonial, todos os itens de jóias da América eram proibidas devido à sua aparente inutilidade moral. Em vez disso, oferecia-se um dedal como um símbolo do amor e como uma promessa de união eterna. No entanto, depois de casaram, as mulheres tendem a remover a parte inferior do seu dedal “noivado” para formar um tipo de anel.

Alianças de casamento na Grécia

A Antiga Grécia, foi uma região precursora na utilização das alianças de casamento tradicionais. Era aí, tido como um símbolo de carinho e afecto, os anéis usados pelos gregos eram conhecidos como anéis de noivado e eram oferecidos antes do casamento. No entanto, a concessão destes anéis nem sempre foi um pré-requisito para o casamento e  era muitas vezes oferecido como um anel de amizade tal como pode ser dado hoje.


A Realeza e os ricos

As alianças de casamento como nós os conhecemos hoje – jóias deslumbrantes em metais preciosos – tornaram-se populares em torno do século XIV ou XV, quando os ricos e os membros da realeza começaram a trocar e usar essas jóias. No entanto, esses anéis eram tão caros que ninguém que não fosse da realeza ou rico não podiam trocá-los. Estes eram acontecimentos datados de muitos séculos antes de estas alianças de casamento se tornarem mais popular e tradicionais.

Porquê um anel para representar o casamento?

A finalidade dos anéis de noivado e alianças de casamento é transmitir emoções profundas de amor eterno, felicidade eterna,  compromisso e união eterna. Na verdade, estes anéis significam a eternidade – entre o doador e o receptor. Um anel é um círculo completo, sem interrupção e sem fim ou começo, o que significa que é eterno.

Em suma, é evidente que a doação de um anel em honra de uma união, noivado e casamento já se arrasta desde os tempos muito antigos, e apesar de não ter sido sempre tão glamorosa e romântica como é hoje, ainda é uma forma de troca de um contrato de noivado ou casamento.

Felizmente, as alianças de casamento  e anéis de noivado não são feitos de pêlos, plantas ou cordel como podem ter sido em tempos muito antigos, hoje apresentam-se em metal, belos conjuntos de jóias deslumbrantes, como a platina, titânio, ouro branco, ouro, safiras, diamantes, rubis e esmeraldas, etc.

Por que razão a aliança de casamento é usada no terceiro dedo da mão esquerda?

Alianças de casamento e o seu real significado, acreditava-se que a “veia do amor” (vena amoris) corria desse dedo directo para o coração. Embora muito romântico, a medicina não apoia esta visão.

Na prática, o terceiro dedo torna-se mais conveniente por uma questão de protecção para a aliança mesmo, por que o primeiro e segundo dedos são activos demais. A mão esquerda foi escolhida ao invés da direita devido a ser também menos activa que a direita tornando-se mais seguro.

Ouro (Quilates)




O sistema de quilates, serve para defenir o montante de ouro presente numa liga. O ouro na sua forma mais pura, ouro 1000 corresponde a 24 quilates (24k). O ouro nunca chega a ser 100% puro, como tal a sua classificaçao mais alta é de 999 pontos. O ouro puro (24k) na verdade equivale a 999 pontos na escala.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

EMPRESA DESENVOLVE ALIANÇA “ANTI-TRAIÇÃO”




Aqueles homens e mulheres que tiram a aliança na hora de irem para a noite sem os parceiros devem tomar cuidado. Uma empresa desenvolveu uma aliança “anti-mentiras” que deixa a frase “eu sou casado” no dedo do usuário.

As palavras estão escritas em relevo na parte inferior do anel de titânio, responsável por deixar a marca na pele. “Nós criamos este anel de casamento para as pessoas com a intenção de enganar”, descreveu a empresa no site de vendas.



ALIANÇA DEIXA A FRASE “EU SOU CASADO” NO DEDO DO USUÁRIO.

PRATA OU ARGENTO



DO LATIM = ARGENTUM 



Símbolo químico: Ag

Muito bem classificada no mundo, a prata não é tão preciosa como o ouro por não ser tão rara. Mas é a segunda colocada no quesito valor (moedas de prata), premiações (medalhas de prata), e na arte da joalheria e da feitura de objectos e utensílios.

Subproduto da mineração de chumbo é ela que mais conduz corrente eléctrica (até mais do que o cobre), e é encontrada na natureza, em minas principalmente, na forma de pepitas ou grãos. Por ser muito maleável, para ser usada na joalheria precisa estar associada a outros metais ou receber uma camada de ouro, depois de polida ganha uma cor branca prateada e extremamente brilhante.

Principais jazidas

América do Sul, Estados Unidos, Austrália, Noruega, Federação Russa, México (talvez o maior produtor individual).

Assim como o ouro, suas denominações vêm da relação entre as quantidades de prata pura e outros metais.

Prata 999 = 99,9% de prata + 0,1% de outro metal. É a prata em seu estado mais puro. Até o surgimento da técnica Metal Clay, uma pasta de prata desse teor não era usada na joalheria.

Prata 950 = 95% de prata legítima + 5% geralmente de cobre.

Prata 925 = 92,5% de prata + 7,5% de metal para liga. É conhecida como prata de lei e sua composição é mais adequada à joalharia.

Prata 90 ou 900 = 90% de prata + 10% de liga. É a prata de menor valor e mais usada para dar banho em outros metais.

Prata 800 = 80% de prata pura + 20% de liga. É muito comum no México. Os problemas são as manchas, o tom levemente amarelado e falta de brilho.

Prata 100 ou 10 = 58,4% de prata + 41,5%. Prata de menor qualidade.

Prata de lei Foi Dom Afonso II, rei de Portugal, temendo a falsificação e alteração da mistura da prata, quem determinou o critério que levava o fraudador a receber sérias punições. Hoje o termo é usado para a prata de menor qualidade, com composições inferiores a 925.

Não se engane

Alguns objetos e joias prateados, vindos do Oriente, recebem banho de prata e uma camada de verniz para não oxidarem. Eles perdem o brilho rapidamente quando usados todos os dias.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Conheça as Cinco joias mais caras do mundo



Quanto mais bela a gema, quanto maior sua pureza, mas cara a joia. Conheça agora as cinco joias mais caras do mundo. Com certeza suas gemas também são as mais belas do planeta.

5º lugar – Bulgari - Feito com duas pedras coloridas, que ficam sobre um anel, o Bulgari tem 9,72 quilates e data do início da década de 1970. A joia foi comprada em um leilão da Christie’s por US$ 15,7 milhões (cerca de 12 milhões de euros) em Maio de 2010.



4º lugar – The Perfect Pink - O Perfect Pink tem 14,23 quilates, e seu valor estimado era de 16 milhões de euros (US$ 19 milhões) mas foi arrematado por perto de 20 milhões de euros (US$ 23,1 milhões) em 29 de Novembro de 2010, em Hong Kong. Em quase 250 anos de história do leilão de joias, apenas 18 diamantes com mais de dez quilates com o rosa intenso foram colocados em disputa, segundo a Christie’s

3º lugar – Diamante Wittelsbach - Arrematado na casa de leilões Christie’s em Dezembro de 2008, o diamante Wittelsbach custou cerca de 15,5 milhões de euros (US$ 24 milhões) ao comprador. O diamante cinza-azulado é um raro exemplar de 35,5 quilates e data do século 17. O rei Philip 4º da Espanha entregou a joia à filha,  em 1664 como parte do seu dote

2º lugar – Diamante Rosa Intenso - Diamante rosa de 24,78 quilates, confeccionado sobre um anel, que foi visto pela última vez no mercado há cerca de 60 anos. A peça foi vendida em 16 de Novembro de 2010 por cerca 29,7 milhões de euros (US$ 46,1 milhões) em Genebra, na Suíça, um valor recorde para uma joia vendida em leilão.

1º Joia mais cara do mundo – Hope Diamond - Seu valor estimado é US$ 250 milhões (cerca de 160,9 milhões de euros). A peça foi encontrada na Índia cerca de 370 anos atrás e foi vendida ao rei Luis 14º, da França, em 1668. Desde então, a joia passou a ser chamada de French Blue e permaneceu na coleção da realeza francesa por cem anos.

domingo, 20 de janeiro de 2013

Anéis de Noivado, Significado e História (Parte 1)




Os anéis de noivado tem um significado da promessa que um casal faz para construir um futuro juntos, no entanto a idéia dos anéis de noivado tem uma história muito própria e curiosa. Em 1477, o arquiduque Maximiliano da Áustria apresentou um anel de diamante a Maria de Borgonha. O casal casou-se, posteriormente, em 24 horas, este tem sido relatado como o primeiro registo da origem do anel de noivado.

No entanto, com contínuas pesquisas e descobertas históricas, parece que o simbolismo do anel de noivado remonta de um tempo ainda mais longínquo, no século XV, esta história tem a designação de anel de noivado, simplesmente por causa da incorporação do diamante. Os homens antigos romanos deram anéis a suas amantes, que eles chamavam de anéis de noivado. Só mais tardiamente se começaram a inscrever ou gravar os anéis com o nome do seu amante.

Esta tradição não foi estabelecida sem pensar apenas o significado simbólico. Os egípcios acreditavam que a veia no dedo anelar conduz directamente ao coração, por isso, anexando o nome do amado ou um gesto simbólico a ele ou ela estariam sempre ligados ao coração.

Diamante como um símbolo da união abençoada

Com a Idade Média, surgiu a tradição de usar um diamante nos anéis de noivado como um símbolo da união abençoada. O diamante é o mineral mais duro e mais forte sobre a terra, com a capacidade de resistir ao fogo e aço. Esses factos tornaram o material perfeito para simbolizar um vínculo indissolúvel entre um homem e uma mulher unidos pelo casamento. No entanto, neste momento, apenas os europeus ricos e os em uma posição de realeza podiam professar seu amor com um gesto tão extravagante e nobre oferecendo à sua amada um anel de noivado.


Mais para a frente, no século XIX, os diamantes tornam-se mais acessíveis para pessoas comuns. Os mercados tornam-se inundados com diamantes, após a descoberta de diamantes na região de Kimberley, na África do Sul. Em vez haver uma corrida à compra de anéis de noivado, a tendência mudou para anéis com pedras de nascimento, o que parecia ser mais uma raridade e, portanto, mais desejável. Os ricos trocaram seus anéis de noivado de diamantes para anéis de safiras, esmeraldas e rubi com detalhes em diamante, deixando os diamantes para o público em geral, tornando-os mais vulgarizados e acessíveis. O século XX trouxe consigo um desejo renovado de diamantes como o glamour de Hollywood influenciaram a opinião pública. Com a loira Marilyn Monroe surgiu a popularização da canção Diamonds são a Girl’s Best Friend.


Anel de noivado como símbolo de uma realeza imaginária

Todas as meninas sonham em ser umas princesas, a presença de um diamante no dedo colocado pelo seu príncipe encantado dá-lhes o direito de sentir e declarar sua realeza imaginária. Neste ponto da história, os diamantes são um símbolo de glamour e prosperidade, sem descurar a continuidade da própria forma de anel simboliza o relacionamento.

O Anel de Noivado, o seu significado e história conferem a uma aliança uma riqueza muito maior do que para além da sua riqueza material.